08 atitudes simples de Sustentabilidade para seu dia-a-dia | É Coisa Bio

08 atitudes simples de Sustentabilidade para seu dia-a-dia

Publicado: 17/09/2017
Separamos 8 dicas simples de sustentabilidade para nosso dia-a-dia.

Veja  como é simples ações que podemos absorver facilmente em nosso dia a dia e que podem ser um ótimo começo para atitudes conscientes e sustentáveis! 

O caminho de grandes conquistas, sempre começam com pequenos passos! 




1 - Consuma Consciente.

Se questione antes de comprar algo: eu preciso mesmo comprar isso? Este produto é do bem? O que acontecerá com a embalagem após o consumo? Quais são seus ingredientes?  Está cada vez maior o número de pessoas que buscam informações sobre a formula e ingredientes utilizados nos produtos que consomem. Escolha produtos que fazem bem a você e ao planeta.


2 - Torne-se Responsável

Somos responsáveis por todo o lixo que produzimos. Existem alguns objetos que são muito perigosos para a nossa saúde e do planeta: como pilhas, baterias e lâmpadas. Encaminhando estes "lixos" ao ponto de coleta especializado, você estará, com certeza, reduzindo este impacto.


3 - Repense

Opte por produtos locais, você realmente precisa comprar aquele produto importado que vem lá do outro lado do mundo? Muitas vezes os pequenos produtores cuidam com mais carinho do seu negócio do que grandes corporações e pense na economia de combustível gerada por esta redução!


4 - Cuide de seu lixo

Separe o lixo seco, do lixo orgânico, plásticos, papel, vidros e latas e direcione para a coleta seletiva. Está cada vez mais crescente os municípios que fornecem coleta coletiva, se informe em sua cidade. Geralmente, é só fazer um cadastro e eles passam para recolher! 
É um lixo que não causa mal cheiro e nem risco de ratos ou baratas pois são resíduos limpos.


5 - Reutilize 

Se perguntar antes de descartar ou de direcionar para a reciclagem se este objeto pode se reutilizado, usar a criatividade ou pegar dicas na internet com certeza te darão muitas alternativas de reutilização. Juntando o útil ao agradável, você pode fazer arte e sustentabilidade ao mesmo tempo!


6 - Valorize nossa água

Um de nossos recursos mais preciosos! Cuide dela com carinho. Você sabia que são necessários 16 mil litros de água para produção de 1 kg de carne!? Ou seja, uma redução no consumo de carne pode ajudar muito nosso planeta! Pense em alternativas de economia em sua casa, assim como reduzir o tempo no banho, utilizar garrafinhas reutilizáveis (são necessários 3l de água para fazer cada copinho de plástico), reutilizar a água da máquina de lavar para lavar o quintal, armazenando em galões). 


7 - Compartilhe

Colaboração e co-criação são as tendências para os próximos anos! É dando que se recebe. Nesta pegada conseguimos evoluir ajudando ao próximo e ao meio-ambiente. Sempre temos algo para doar, seja umas roupas que já não usamos a bastante tempo, ou aquelas ferramentas sem utilizar ou até mesmo nosso tempo! Nosso serviço! Sempre haverá alguém a espera do que você tem a oferecer! E é uma grande satisfação saber que aquilo que partiu de nós está colaborando para o bem estar de alguém.

8 - Hora de agir!

O único momento que temos para agir é agora! Portanto, mãos à obra! Com pequenas atitudes podemos colaborar para uma sociedade mais saudável em pensamentos, e grandiosas ações conscientes. Como já dizia Eistein "A definição de insanidade é fazer sempre o mesmo e buscar resultados diferentes".


Fontes: 




Voltar