9 maneiras incríveis de reaproveitar a borra do café | É Coisa Bio 9 maneiras incríveis de reaproveitar a borra do café Você sabia que ao invés de jogar no lixo, você pode dar várias utilidades ao pó de café usado? O brasileiro adora um cafezinho, só pra ter ideia, somos o segundo maior consumidor de café do mundo! O que muita gente não sabe é que se o café for jogado no lixo comum, ao se decompor, ele libera gases do efeito estufa como o metano, que é 20 vezes mais agressivo que o CO2. Mas nem tudo esta perdido, é possível utilizar a borra de café de diversas maneiras e desfrutar de muitos benefícios.

9 maneiras incríveis de reaproveitar a borra do café

Publicado: 27/08/2019


Você sabia que ao invés de jogar no lixo, você pode dar várias utilidades ao pó de café usado? O brasileiro adora um cafezinho, só pra ter ideia, somos o segundo maior consumidor de café do mundo! O que muita gente não sabe é que se o café for jogado no lixo comum, ao se decompor, ele libera gases do efeito estufa como o metano, que é 20 vezes mais agressivo que o CO2.

Mas nem tudo esta perdido, é possível utilizar a borra de café de diversas maneiras e desfrutar de muitos benefícios. Vamos direto aos pontos:

 

1- Esfoliante facial: o pó do café funciona como esfoliante que ajuda a remover sujeira e células mortas. Misture a borra do café com um pouco de óleo de coco, se quiser pode “batizar” com algum óleo essencial, por exemplo o Tea Tree. Esse trio além de limpar, aumenta o fluxo sanguíneo e ajuda na saúde geral da pele. (veja aqui os benefícios do óleo essencial de tea tree) 

 

2- Estimular a circulação e melhorar o aspecto da celulite: muitos produtos para tratamento e combate a celulite contém cafeína em sua formulação. Aproveite os benefícios e faça uma esfoliação corporal durante o banho com borra de café misturada com água ou com óleo vegetal de sua preferência.


 

3- Estimular o crescimento dos cabelos: estudos já descobriram que a cafeína estimula o crescimento do cabelo humano. Aplique a borra de café e faça movimentos circulares no couro cabeludo 1 a 2 vezes por semana.

 

4- Repelente de formigas: o aroma forte do pó incomoda as formigas que acaba por repeli-las. Você pode colocar no caminho que elas passam, as espertinhas inicialmente tentarão buscar “caminhos alternativos” seja persistente e ao observar que elas encontrara, outra rota, vá lá e passe o pó de café novamente.

 

5- Neutralizante de Odores: em um pote, deixe a borra de café secar ao sol, em seguida coloque na geladeira para neutralizar os odores dos alimentos. Você também pode encher um saquinho, uma meia velha, ou fazer uma trouxinha com algum tecido e encher com a borra e colocar na sapateira e até mesmo dentro dos sapatos, para dar aquela suavidade no cheirinho de chulé. Só não é indicado colocar nos quartos pois o aroma do café também é estimulante.

 

6- Nutritivo para Plantas: a borra do café pode ser um excelente adubo desde que usado da forma correta. Contém uma boa quantidade de nitrogênio e outros minerais em sua composição, que ajuda no crescimento da planta e fortalecimento contra pragas; a borra também é ligeiramente ácida, o que ajuda a melhorar a qualidade do solo.

No entanto devemos tomar alguns cuidados e não utilizar em excesso pois também contém cafeína que pode atrapalhar na germinação das sementes, impedir a correta absorção de água e nutrientes e pode adoecer as plantinhas. Outro problema é que o pó é muito fino e pode se compactar e atrapalhar a penetração da água e impedir a circulação de ar. Você até pode usar a borra em pequenas quantidades, espalhando de leve ao redor das plantas, mas não espere uma resposta milagrosa. O melhor uso para a borra é acrescentá-la na compostagem. Para não desequilibrar a mistura, a quantidade de borra não deve passar de 20% do total da massa do composto.

 

7- Compostagem: além de adicionar nutrientes ao composto, melhorar a qualidade do substrato, a borra ajuda a neutralizar os odores dos orgânicos em decomposição. Pode ser usado tanto em compostagem quanto em minhocário, a propósito as minhocas adoram.

 

8- Reparar móveis riscados: é só fazer uma pasta grossa com borra e água e passar sobre o risco, claro que a indicação serve somente para móveis escuros.

 

9- Tinta Natural: o café é um corante natural e atóxico que pode ser usado para colorir papel e tecidos, as crianças adoram. É só usar o café passado para tingir ou pintar.

   

 

Fontes:

https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Paisagismo/noticia/2018/05/borra-de-cafe-como-adubo-para-plantas-use-com-moderacao.html

https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK385442/

https://www.ecycle.com.br/1414-borra-de-cafe

http://www.mrflymoda.com.br/blog/moda-consciente/saiba-como-fazer-tinta-natural-de-cafe-e-cha/    

Voltar