Detergente Caseiro Biodegradável - Receitinha na Área! | É Coisa Bio Detergente, Biodegradável, Receita Sabão Natural, Detergente Caseiro, como sera, sandra annenberg, detergente natural como sera, receita detergente como sera, detergente biodegradavel como sera receita, receita detergente como sera globo, g1 como sera,

Detergente Caseiro Biodegradável - Receitinha na Área!

Publicado: 29/06/2018
O detergente é um dos produtos de limpeza mais consumidos no nosso dia a dia. Mas infelizmente os agentes químicos da composição dos detergentes comuns, alguns deles derivados de petróleo, podem ser prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem o tratamento adequado. Além de causar alergias, por isso muita gente fica com a mão coçando e não pode nem pensar em ter contato com produtos de limpeza!! 
Mas há um modo de evitar o uso dos detergentes industrializados e obter um ótimo efeito limpante: basta fazer o seu próprio detergente caseiro!
O que você acha de aprender a fazer um detergente lava louças caseiro, natural e biodegradável?
Eu sou a Aline, mãe do Luan e idealizadora da É Coisa Bio, uma loja online de cosméticos e produtos de limpeza naturais, orgânicos, veganos e biodegradáveis.
Participamos de um quadro chamado Choque Ambiental do programa Como Será apresentado pela Sandra Annenberg na Globo e lá compartilhamos essa receita que vou ensinar aqui pra vocês é tão fácil de fazer que uma pessoa como eu, mulher, mãe, que cuida de uma empresa, casa e filho consegue fazer sempre que precisa! ;D 

O detergente é um dos produtos de limpeza mais consumidos no nosso dia a dia. Mas infelizmente os agentes químicos da composição dos detergentes comuns, alguns deles derivados de petróleo, podem ser prejudiciais ao meio ambiente, sobretudo quando despejados em redes de esgoto que não possuem o tratamento adequado. Além de causar alergias, por isso muita gente fica com a mão coçando e não pode nem pensar em ter contato com produtos de limpeza!! 
Mas há um modo de evitar o uso dos detergentes industrializados e obter um ótimo efeito limpante: é só fazer o seu próprio detergente caseiro.

Assista o vídeo:

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 200g sabão em barra, de preferência feito com óleo de cozinha usado, também é possível usar sabão de coco, mas os resultados dependerão da qualidade do sabão;
  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio (60 g) Compre aqui.
  • 3 litros de água;
  • Álcool etílico hidratado (50 ml);
  • Óleo essencial de sua preferência. Conheça aqui algumas opções.

Materiais

  • 1 panela grande;
  • 1 ralador;
  • Recipientes para armazenamento. Pode ser potinhos de vidro, plástico, garrafinhas,... prefira reutilizar embalagens.
Modo de preparo
Rale as 200 gramas do sabão. Em seguida, aqueça os três litros de água na panela e adicione as raspas. Mexa até elas se dissolverem, adicione, na seguinte ordem, os 50 ml de álcool, as três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e 3 a 10 ml de óleo essencial.
(UMA OBSERVAÇÃO: a quantidade de óleo essencial vai determinar a intensidade do aroma do lava louças, aqui gosto muito de usar de laranja ou capim limão. Cada ml de óleo essencial equivalem a 22 gotas.)
Misture bem por cinco minutos, deixando descansar por uma hora. Pegue recipientes limpos, de preferência com tampa dosadora e divida o sabão entre eles.

Pronto! O seu detergente caseiro está feito! Agora você pode lavar suas louças impactando menos o meio ambiente.
Em comparação com o detergente comum, o modelo caseiro fica menos homogeneizado, ou seja, pode ficar uma parte mais líquida e outra parte mais viscosa dentro do recipiente. Mas fique tranquilo, pois isso não significa que ele "deu errado" ou que não conseguirá efetuar a limpeza. É só agitar o frasco antes de usá-lo.
Como que os ingredientes da fórmula conseguem ser eficientes.
Poder de limpeza:
O sabão em pedra possui a propriedade de quebrar moléculas de gordura e o bicarbonato de sódio consegue absorver odores, fazendo com que as moléculas responsáveis pelos aromas fiquem retidas nas superfícies dos grãos de bicarbonato. Esses grãos também são abrasivos, proporcionando atrito e consequente ação limpante para remover sujeira - a limpeza é mecânica e substitui a limpeza química dos detergentes industriais, produzidos principalmente a partir de sais de ácido sulfonico que são derivados de enxofre e por isso mais agressivos. Portanto, usando o detergente caseiro, é necessário que você esfregue um pouquinho mais os utensílios sujos para que eles sejam devidamente limpos.
Outra questão é a respeito da água
A eficiência de qualquer sabão depende também da natureza química da água, que pode ter variação na composição dos seus minerais. Há regiões em que a água apresenta excesso de magnésio e de cálcio(também chamada de água dura), o que dificulta a ação de limpeza dos sabões comuns. Por isso, a indústria adiciona sequestrantes a essa fórmula, que removem esses minerais em excesso e permitem que o sabão possa agir sobre a gordura. Dessa forma, os sabões /detergentes caseiros podem ser menos eficientes em alguns casos, dependendo das características das águas utilizadas na lavagem da louça.
Como ocorre com qualquer produto de limpeza, mantenha o conteúdo longe do alcance de crianças. Após fazer seu próprio lava louças, conte pra gente como está sendo sua experiência!

Voltar