Impactos do canudo de plástico e, alternativas para um consumo consciente! | É Coisa Bio canudos sustentaveis, canudo de bambu, canudo ecologico, impacto ambiental, alternativa ao canudo de plastico

Impactos do canudo de plástico e, alternativas para um consumo consciente!

Publicado: 06/12/2018

Com a invenção do plástico, os canudinhos passaram a ser feitos em larga escala com esse tipo de material que hoje representa 4% de todo o lixo plástico do mundo demorando aproximadamente 400 anos para se decompor.


Pensa bem, quantos minutos usando? 

São 400 anos de impacto negativo.
Poluem cidades, rios, oceanos, é responsável pela morte de milhares de espécies marinhas.
O malefício deste habito é muito grande.
Precisamos mudar!

Os primeiros canudos datam de 3.000 a.C, eles foram feitos pelas Sumérias para evitar os subprodutos sólidos da fermentação da cerveja, que ficavam no fundo do copo.

O canudo era basicamente um tubo de ouro enfeitado com pedras preciosas azuis, lembrando a bomba de chimarrão e de tererê utilizada pelos gaúchos. Em 1800, o canudo de centeio (ou palha) se tornou popular por ser barato e macios, mais tarde em 1888 o canudo de centeio foi substituído pelo de de papel, patenteado por Marvin C. Stone.

 

Com a invenção do plástico, os canudinhos passaram a ser feitos em larga escala com esse tipo de material que hoje representa 4% de todo o lixo plástico do mundo demorando aproximadamente 400 anos para se decompor.



Pensa bem, quantos minutos usando? 

São 400 anos de impacto negativo.
Poluem cidades, rios, oceanos, é responsável pela morte de milhares de espécies marinhas.
O malefício deste habito é muito grande.
Precisamos mudar!

 

Diversas cidades do Brasil já estão proibindo o uso de canudos plásticos, Rio de Janeiro, a pioneira sancionou a lei que pode gerar multas de até 6 mil reais para os estabelecimentos que a descumprirem.
Para quem oferece canudos a seus clientes, o caminho tem sido trocar o plástico por outras matérias-primas.
Nas últimas semanas, grandes grupos como Starbucks, McDonald’s, American Airlines, Disney e Marriott anunciaram que já começaram a fazer a transição do plástico para outros materiais e que pretendem abandonar a resina definitivamente nos próximos anos.

 

ALTERNATIVAS:
Com as empresas se antecipando à legislação para atender à mudança de hábito do consumidor, os fabricantes de canudos de plástico começaram a buscar soluções para adequar a produção a um novo perfil de demanda. Paralelamente, pequenos empreendimentos têm investido no desenvolvimento de materiais alternativos como:

 

1. Canudos de papel
Os canudos de papel são alternativas menos nocivas do que o canudo de plástico, mas não é a melhor opção, uma vez que se
biodegradam mais facilmente. Entretanto, mesmo que sejam biodegradáveis, os canudos de papel também utilizam recursos naturais para sua produção e, por serem pensadopara ser descartáveis, após o uso acabam sendo fonte de poluição até sua completa biodegradação.

2. Canudo de silicone

Apesar de ser mais durável que o canudinho de plástico, o canudo de silicone não é reciclável e, um dia, por desgaste de uso, precisará ser descartado, se tornando uma forma de poluição.


3. Canudo de bambu
O canudo de bambu é uma alternativa vantajosa, considero a melhor pois, provém de fonte renovável, o bambu, ele possui um bactericida natural em suas fibras. Além de serem inodoros, não alteram o gosto da bebida. São duráveis, resistentes e reutilizáveis.
Mais uma vantagem é o descarte, basta você enterrar em qualquer jardim. São compostáveis e não poluem o meio ambiente.
Reutilizável, lavável, natural e leve.



4. Canudo de palha
Muito parecido com o canudo de centeio, o canudo de palha, inspirado nos modelos antigos, é um substituto ao canudo de plástico e é muito amigável ao meio ambiente. O canudo de palha é uma opção saudável para o corpo (principalmente se for palha orgânica), leve (fácil de carregar) e biodegradável, normalmente não são reutilizáveis.


5. Canudo de vidro
O de vidro não é biodegradável mas, com descarte correto é possível reciclar, porém na prática sabemos que não é tão simples assim. É uma opção reutilizável, portátil, e teoricamente durável.


6. Canudo metálico
Apesar de serem menos leves que os canudos de palha, bambu e papel, os canudos metálicos podem ser levados a qualquer lugar. Eles podem ser feitos de inox, aço cirúrgico e alumínio. Esse tipo de canudinho pode ser adquirido em conjuntos e vêm com limpadores internos. Eles não são tóxicos e há diversos modelos e tamanhos no estilo metálico.

7. Bomba de chimarrã
Para quem já tem bomba de chimarrão em casa e nunca pensou em utilizá-la como uma alternativa ao canudinho de plástico, pode começar a usá-la a partir de agora. Algumas bombas de chimarrão (ou tererê, na versão gelada), possuem bombilhas (coador metálico em formato de colher, com pequenos furos para filtrar a erva) rosqueáveis, o que significa que você pode alternar seu uso entre bomba e canudo, conforme a necessidade. Algumas vêm com limpador interno para facilitar a higienização, mas você também pode adquirir o limpador em separado.


8. Use apenas o copo

Com exceção de pessoas que possuem alguma doença que as impede de comer com talheres e de questões de higiene (tomar na latinha não higienizada, por exemplo), o canudinho é dispensável. Então que tal utilizar o bom e velho copo?
Mas, não pode ser descartável!
9. Descarte corretamente
Nem tudo na vida ocorre como planejamos. Muitas vezes o uso do canudinho acaba sendo compulsório.
Às vezes, mesmo avisando o garçom de que você não deseja o canudo de plástico, seu suco acaba vindo com um.
Nesse caso, guarde seu canudinho e descarte-o corretamente, aumentando as chances dele ser reciclado e não cair nos oceanos e na natureza.

Fontes:
https://www.ecycle.com.br/6307-canudos-descartaveis-canudinho-de-plastico.html
https://www.em.com.br/app/noticia/economia/2018/08/01/internas_economia,977100/industria-busca-opcoes-ao-canudo-de-plastico.shtml
https://www.ecoisabio.com.br/Kit-4-Canudos-de-Bambu-para-drink-1-Escovinha-de-Inox

Voltar