Aqui você encontra os princípios de boas práticas da nossa rede colaborativa.  Primeiramente, é importante você ter uma ideia de como funciona, de seus principais compromissos, garantias e direitos.

Se tiver qualquer dúvida estaremos sempre à disposição para apoiar, entre em contato com a gente por email: compracolaborativa@ecoisabio.com.br ou por Whatsapp: (21) 98598-4675


Agora vamos listas, de forma resumida, o que cada ponto trata:

1- Termos mais usados na nossa Rede

2- Como é o andamento de uma campanha, como funciona o nosso modelo de compra

3- Formas de Entrega / Retirada

4- Quais seus compromissos, obrigações e responsabilidades 

5- Compromissos dos facilitadores


1- DEFINIÇÕES:

(a) Campanha - Trata-se da compra colaborativa em si, cada produtor / fabricante tem uma campanha exclusiva, não costumamos misturar mais de uma marca em uma campanha pois cada empresa tem regras e particularidades próprias.

(b) Pedido - Ao preencher um pedido, consideramos uma INTENSÃO DE COMPRA. que só será concretizada se a campanha atingir os pré requisitos da compra de atacado estabelecidas pelo produtor como exemplo quantidade de produto ou valor mínimo. 

(c) Produtor - Entenda por produtor a empresa, fabricante, marca que nos fornecerá os produtos.

(d) Participante - É a pessoa, física ou jurídica que efetua um pedido.

(e) Frete - Valor de envio pago para o Fornecedor / Operador logístico / Correios, para deslocar o pedido até nossa sede. Alguns fornecedores oferecem frete grátis acima de um determinado valor de pedido, já outros, o frete é por nossa conta, nesse caso, o valor do frete é rateado proporcionalmente entre todos os participantes e somado ao valor do pedido. levando em consideração o peso e o volume.

(f) Fase de Ajustes - É um momento que vem logo após a fase de pedidos. É onde divulgamos quantas unidades, produtos e/ou valor ainda faltam para atingirmos o mínimo do pedido ou para fechar uma caixa. Muitos produtos, quando comercializados em atacado, são disponibilizados em caixas fechadas com múltiplas quantidades. Para facilitar os pedidos, nós dividimos as caixas, assim cada participante pode pedir quantas unidades desejar de cada produto. E ao final do período de pedidos temos uma "fase de ajustes" aonde os participantes adicionam ou retiram produtos. É muito importante o envolvimento de todos nesse momento pois pode definir o sucesso ou fracasso de uma campanha. Aqui nessa fase os pedidos podem ser alterados na quantidade em comum acordo com o participante.

(g) Fase de Pagamentos - é quando todos devem efetuar o pagamento do seu pedido. Algumas campanhas já iniciam com a fase de pagamentos abertas pois são casos aonde o estoque e disponibilidade dos produtos ja esta confirmada. Os pagamentos normalmente são realizados por transferência bancária ou depósito. Caso necessite, o pagamento pode ser efetuado por cartão de crédito, nesse caso será somado o valor da tarifa cobrada pela operadora do cartão ao total do seu pedido.

(h) Fase de Envio - Na fase de envio, o nosso pedido já foi passado ao fornecedor, faturado e está vindo para nós.

(i) Fase de Separação - Quando o pedido chega na nossa sede, iniciamos a fase de separação que é o momento que separarmos e nomeamos o que é de cada um para posteriormente ir para entrega

(j) Ponto de Retirada - Um dos movimentos colaborativos mais valiosos da nossa rede. É um trabalho voluntário feito pelos próprios participantes que se disponibilizam em ser um ponto focal de distribuição dos pedidos. O ponto de retirada possibilita que mais pessoas tenham acesso às campanhas. Os pontos de retirada são definidos por campanha, uma pessoa pode apoiar nas compras colaborativas que desejar. Qualquer pessoa pode apoiar como ponto de retirada desde tenha algum tempo disponível seja para entregar os pedidos de quem escolheu retirar naquele bairro.


2- COMO FUNCIONAM AS CAMPANHAS:

Cada compra colaborativa têm um calendário próprio estimado que nos orienta e que pode sofrer alterações sem aviso prévio, por exemplo no caso de não atingirmos o valor  mínimo, a campanha pode se estender mais alguns dias.

Abrimos as campanhas, os participantes preenchem os pedidos, confirmamos a disponibilidade de estoque com o produtor e recebemos os pagamentos. Depois do pedido faturado, ele chega até nós, separamos o que é de cada um para fazer a entrega. Os pedidos são feitos através do site aonde na primeira página encontram-se as informações sobre a empresa, calendário, pagamentos... em seguida vem a escolha dos produtos e depois o preenchimento dos seus dados e local para entrega / retirada. Cada etapa do andamento da compra é avisada por e-mail, por isso sugerimos que coloque seu melhor e-mail no cadastro.


3- SUAS RESPONSABILIDADES:

IDENTIFICAÇÃO: A nossa rede cresce a cada dia e mesmo assim a gente gosta de conhecer uns aos outros, por isso quando você decidir participar de uma campanha, coletaremos alguns dados no cadastro para emissão de nota fiscal e para saber quem te indicou ou como ficou conhecendo a rede. 

COMPROMETIMENTO: Só participe de uma Compra Coletiva se tiver certeza que poderá cumprir com os prazos para pagamento e retirada do seu pedido. Desistências geram uma enorme transtorno no andamento das campanhas.

CORDIALIDADE: O movimento é coletivo e muitas pessoas são envolvidas, busque ser amável, gentil, paciente e afetuoso com todos.

PONTUALIDADE: Seja pontual com a data de pagamento e de retirada do seu pedido. A partir do momento que você preenche o pedido, se compromete a cumprir com o prazo de pagamento, caso não cumpra, seu pedido poderá ser cortado. Lembrando que atrasos sempre geram transtornos ao andamento da lista, vamos ter consideração e comprometimento com o coletivo.

FALAR SOBRE A REDE COM QUEM VOCÊ CONHECE E CONFIA: Você pode compartilhar as Campanhas com seus amigos e possibilitar que mais pessoas tenham acesso a esse movimento. Também pode convidar outras pessoas para fazer parte da rede.

ALTERAR O PEDIDO: É possível incluir, excluir e alterar o seu pedido até a fase de ajustes (quando esta fizer parte da Campanha) quando a campanha não tiver fase de ajustes a data limite para alteração de pedidos é até antes do início da fase de pagamentos.

DESISTÊNCIA: Como já compartilhamos anteriormente, uma desistência gera um transtorno enorme no andamento da campanha, imagina por exemplo no caso aonde você pediu um produto que vem em uma caixa com 12 unidades compartilhado com outras pessoas. 

A gente sabe que as vezes pode acontecer algum imprevisto sério que possa te levar a desistir do pedido por isso as desistências serão possíveis até o início da fase de ajustes ou antes da abertura da fase de pagamentos. É IMPRESCINDÍVEL QUE A DESISTÊNCIA SEJA COMUNICADA FORMALMENTE POR E-MAIL.

TROCAS E DEVOLUÇÕES: Não é possível fazer troca ou devolução por arrependimento de compra. A troca será realizada somente se o produto estiver com defeito e sem vestígios de uso ou dano por queda ou má utilização. E somente será aceita após a autorização do fornecedor.

Sugerimos que pesquise antes sobre o produto que está pedindo e busque tirar todas as dúvidas antes de comprar.

CANCELAMENTO: Depois que o pedido é repassado e confirmado junto ao fornecedor, não é possível realizar o cancelamento mas nos disponibilizamos em ajudar a repassar os produtos pedido por você para outra pessoa da rede, inclusive apoiamos na divulgação.


4- SOBRE A GENTE E NOSSAS RESPONSABILIDADES:

CURADORIA: Um dos nossos papeis nesse movimento é dedicado à curadoria dos melhores ecoprodutos, conectar produtores e compradores e, em grupo, alcançar preços de atacado, portanto, mais acessíveis. Além disso, selecionamos produtores comprometidos com práticas sustentáveis nos seus processos produtivos.

GESTÃO DAS CAMPANHAS: Enquanto organizadores de uma Compra Colaborativa, além de buscar os melhores preços e condições junto aos produtores. Somos responsáveis por organizar todas as etapas da Compra Colaborativa desde o contato inicial com o produtor, negociação de melhores de preços, definição do calendário, divulgação, gestão dos recebimentos e pagamentos aos parceiros, separação dos pedidos e entrega.

SEGURANÇA DOS SEUS DADOS PESSOAIS: Nunca pediremos o número do seu cartão de crédito, ou senhas de qualquer natureza, só solicitaremos seus dados bancários em caso de reembolso.

Solicitamos informações somente quando você:

1- Se cadastra na News;

2- Efetiva um pedido;

3- Necessidade de reembolso (nunca pediremos senhas)

IMPOSTOS: Os valores praticados nas Compras Coletivas podem ser acrescidos de impostos como por exemplo IPI, ICMS, ST,... Cada fornecedor tem suas regras tributárias baseadas na sua natureza jurídica e enquadramento tributário. Na página inicial da campanha constam essas informações e se o valor já esta com preço final ou se será acrescido mais algum valor antes da fase de pagamentos.

PRAZOS: Cada Campanha tem um calendário próprio que é baseado em uma estimativa, nossos esforços serão sempre no sentido de cumprirmos os prazos propostos mas eles estão sujeitos a diversos fatores como fase de ajustes, cumprimentos dos pagamentos em dia, prazo de produção... Por isso os prazos pode ser alterados sem prévio aviso mas serão sempre  comunicados por e-mail.

REEMBOLSO: Caso ocorra algum imprevisto e falte algum item do seu pedido que não tenha sido informado com antecedência, podemos efetuar o reembolso ou o valor pode ficar de crédito para uma futura compra.

HARMONIA DO GRUPO: Para garantir o espírito do movimento colaborativo, nos reservamos o direito de retirar da rede qualquer indivíduo que seja considerado inconveniente, incompatível com os interesses do grupo, ou que traga uma experiencia negativa para outra pessoa da rede.

Nossa missão é conscientizar sobre a necessidade de preservar o planeta e apoiar as pessoas na transformação dos seus hábitos, principalmente de consumo. Fazer crescer o movimento da colaboratividade, cuidado com o próximo, sustentabilidade, gentileza e amor. 


ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE: 

Nós da rede de Compras Coletivas É Coisa Bio não somos responsáveis pela produção dos produtos e não respondemos pelas marcas, atuamos somente como uma ponte que conecta produtores e consumidores.

Não nos responsabilizamos por alguma negligência intencional ou não das pessoas, das marcas ou dos produtos. Também não somos responsáveis por danos ou perdas, inconvenientes, como atrasos em entregas, problemas de saneamento, intoxicação alimentar,... Cada um é responsável pelos seus atos.

As informações, produtos e campanhas podem incluir imprecisões ou erros. Periodicamente são feitas alterações nas informações que aparecem aqui. Não é garantido que o conteúdo deste termo seja completo ele  pode ser alterado a qualquer momento sem aviso prévio. Estamos em constante melhoria.

Em nenhum caso a  É Coisa Bio Compras Colaborativas será responsável por quaisquer danos diretos, indiretos, punitivos, incidentais, especiais ou consequentes decorrentes do uso desta plataforma, ou por quaisquer produtos e serviços obtidos através das campanhas promovidas.


ATENÇÃO:

Ao aceitar os termos e/ou participar de uma Campanha de Compra Colaborativa, você reconhece que se inscreveu voluntariamente para participar da Rede, reconhece que é um movimento colaborativo e dinâmico.

Reconhece que leu atentamente este texto de boas práticas e tem ciência do conteúdo aqui compartilhado, também esta ciente das suas responsabilidade e direitos e ao efetuar um pedido, concorda com todos os pontos.